Confira abaixo os nossos principais atendimentos.
Tumores da hipófise são, em sua imensa maioria, benignos. Alguns destes tumores produzem uma quantidade excessiva de hormônios, que regulam funções importantes do organismo. Já outros, podem causar a diminuição da produção de hormônios por parte da glândula.
São os tumores cerebrais benignos mais comuns. Eles se originam da meninge, a membrana que recobre e protege o cérebro. Usualmente, os meningiomas crescem lentamente e causam sintomas apenas na medida em que comprimem e distorcem o cérebro.
Os gliomas são os tumores cerebrais primários mais comuns. Eles se originam das células gliais, células estas que formam a maior parte do cérebro. Existem vários tipos diferentes de gliomas, como os glioblastomas, o glioma difuso de tronco, os gliomas das vias ópticas, os astrocitomas difusos, o astrocitoma pilocítico juvenil, entre outros.
As metástases cerebrais ocorrem quando células cancerosas originadas em outros órgãos do corpo humano se espalham e acometem o cérebro. Estima-se que quase metade de todos os pacientes com câncer possam vir a ter metástases cerebrais.
A região da base do crânio, por sua complexidade, pode ser acometida por inúmeros tumores, benignos ou malignos. O tratamento requer um grau de especialização e treinamento únicos por parte da equipe médica, o que inclui a presença de neurocirurgiões, otorrinolaringologistas, cirurgiões de cabeça e pescoço, oftalmologistas, radioterapeutas e cirurgiões plásticos.
A nevralgia do trigêmeo, também chamada de tic doloroso, é uma condição em que o paciente apresenta uma dor facial intensa. Essa dor é comumente descrita como um choque elétrico, e geralmente acomete a região da bochecha, do nariz e da mandíbula.
A Malformação de Chiari é resultante de uma deformação que ocorre durante o desenvolvimento do feto. Nesta situação, a parte mais inferior e posterior do cérebro, chamado cerebelo, “desce” para fora da cabeça, através de uma abertura chamada forame magno. Tal acontecimento pode comprimir uma parte específica do cérebro, chamada tronco cerebral, e a medula espinhal cervical.
A hidrocefalia é uma das situações que mais frequentemente levam a uma consulta com um neurocirurgião. De maneira resumida, a hidrocefalia é o resultado do acúmulo exagerado de líquido céfalo-raquiano no interior das cavidades ventriculares, presentes no interior do cérebro.
As hérnias ocorrem mais comumente na região lombar e cervical da coluna, mas também podem ocorrer na região torácica. São, geralmente, o resultado do processo de envelhecimento natural da coluna vertebral. Porém, alguns fatores de risco podem contribuir, em especial, a obesidade, tabagismo e profissões que requeiram certos tipos de esforços físicos repetitivos.
A síndrome do túnel do carpo também é uma doença comum que pode levar a consulta com neurocirurgião. Nesta condição, ocorre uma compressão do nervo mediano na altura do punho, de modo que o paciente pode queixar-se de dor, fraqueza e formigamento na mão, especialmente nos dedos médio, indicador e polegar.
"Grupo de neuro" mais completo, com neurologistas, neurocirurgiões e neuropediatras renomados nas mais diversas áreas neurológicas.